terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

AS RAZÕES DA EXISTÊNCIA DO ABAIXO ASSINADO A DECORRER . . . ???!!! 22/02/2011


QUAIS AS RAZÕES PARA O DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALGOZ RECLAMAR UMA ESCOLA SECUNDÁRIA AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO????
(abaixo assinado a decorrer)
1- receio das consequências dos mega-agrupamentos.
2- receio de perder o cargo de diretor.
3- trazer para o agrupamento mais responsabilidade, quando a que tem atualmente não a consegue assumir.

18 comentários:

  1. NO ALGOZ, OS PAIS SÃO COLOCADOS NO MEIO DO FOGO, O SR DIRETOR DO AGRUPAMENTO AVANÇA COM UM ABAIXO ASSINADO EM QUE EXIGE UMA ESCOLA SECUNDARIA COM O INTUITO DE NÃO PERDER O CARGO. . .
    SE COM UM PEQUENO AGRUPAMENTO OS PROBLEMAS MULTIPLICAM-SE TODOS OS MESES, O QUE ACONTECERIA COM UM mega????!!! AUMENTARIA O PERIMETRO DA INCOMPETENCIA. . . NEM UMA CAMPAINHA TEMOS PARA QUERER ENTRAR NA EB1 ETC ETC. . .

    JOAO MARTINS disse isto em Fevereiro 23, 2011 às 10:43 am

    ResponderEliminar
  2. NÃO PODE HAVER o compadrio dos diretores regionais de educação com escolas básicas e secundarias e seus diretores.
    Preocupam-se com os mega agrupamentos mas não podem ser cegos a casos de incompetencia obvia, e a drealg tem de ter conhecimento de tudo e nunca proteger directores.
    Venham mas é os mega agrupamentos e limpem as escolas da má imagem deixada por gente incompetente e os compadrios que lá há.

    ResponderEliminar
  3. Dizia Martin Luther King: "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." O meu compromisso é essencialmente ROMPER com o SILÊNCIO.

    ResponderEliminar
  4. ‎17.30h 23/02/2011: Aluno da EB1/JI algoz, sai da escola sem autorização dos pais. . . FOI UM ALVOROÇO E UMA AFLIÇÃO...LAMENTÁVEL A IRRESPONSABILIDADE DA ESCOLA. . .

    ResponderEliminar
  5. Cláudia Mendes Encarnação diz:
    Às vezes a ajuda dos pais neste tipo de situação é benéfica quando a escola funciona bem, mostra resultados e atinge os seus propósitos. Cada caso é um caso mas no caso da vossa escola talvez uma mudança não fizesse mal nenhum. O bom relacionamento, o entendimento, a partilha entre pais e educadores é essencial. Por mais que queiramos ninguem conhece melhor a verdadeira personalidade de uma criança que o educador(professor) por mais que isto custe a aceitar. Eu tambem sou mãe e educadora das duas maneiras e sei que os meus filhos sabem como devem lidar comigo melhor que eu própria. Do outro lado estão os professores e educadora que no meu caso fazem um trabalho louvável com os meus filhos e se precisar de opinião sobre os meus filhos recorro sem qualquer esitação.

    ResponderEliminar
  6. Cláudia Mendes Encarnação diz:
    Isto deve-se em suma a um bom relacionamento educador(pai) e educador (prof). Só através deste relacionamento se conseguem atingir os objectivos propostos pela educação."Eu sózinho não sou nada, juntos temos o mundo na mão".Este tipo de interajuda deve existir sempre e ambas as partes devem promovê-la senão corre-se o risco de criar crianças disfuncionais no ambiente escolar através de escolas disfuncionais. Especialmente em Pré e 1º ciclo que são as bases do futuro escolar o motor de arranque de toda uma carreira académica."Tudo o que sou e sei aprendi na Infância"Vocês têm o direito a exigir melhores condições para os vossos filhos tanto humanas como materias por isso continuem exigindo. A mudança faz-se da vontade e exigências necessarias não da inérgia e... Boa sorte!!!

    ResponderEliminar
  7. Cláudia Mendes Encarnação diz:
    Tenho a ideia de que algo de muito errado se passa por aí. Até dá dó de ouvir estes relatos. Essa escola não tem direcção? E a DREAL o que diz? Afinal os miúdos estão na escola ou num internato... estou confusa .. não conheço bem o caso mas começa a fazer-me uma grande impressão. Não conheço outro relato como esse mas talvez fosse ineressante saber de outros casos assim (se os houver).

    ResponderEliminar
  8. MANIFESTAÇÃO FRENTE À EB1/JI ALGOZ SILVES
    ALGARVE 23/11/2010



    JORNAL CORREIO DA MANHÃ 23/11/2010 TIRAGEM 166.865 E INTERNET

    TVI-TELEVISÃO COBERTURA NACIONAL

    JORNAL CORREIO DA MANHÃ 24/11/2010 TIRAGEM 166.865 E INTERNET


    INTERNET JORNAL CORREIO DA MANHÃ 26/11/2010

    MENSAGEM DO EXMO SR PRESIDENTE DA REPUBLICA
    ABAIXO ASSINADO - 300 PESSOAS

    REUNIÃO COM EXMA PRESIDENTE CAMARA MUNICIPAL DE SILVES 7/12/2010

    JORNAL TERRA RUIVA - 1500 EXEMPLARES NOVEMBRO/2010

    JORNAL VOZ DE SILVES - 3000 EXEMPLARES NOVEMBRO/2010

    YOUTUBE - VIDEO TVI - COBERTURA MUNDIAL . . . 320 CONSULTAS

    REUNIÃO COM DREALG FARO 12/01/2011

    JORNAL VOZ DE SILVES - 3000 EXEMPLARES 20/01/2011

    BLOG : "A EDUCAÇÃO: PILAR PRINCIPAL DA SOCIEDADE."

    FACEBOOK

    ResponderEliminar
  9. MÃE/ENCARREGADA DE EDUCAÇÃO, QUE COLOCA QUESTÕES AO SENHOR DIRETOR DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALGOZ, É EXPULSA DA ESCOLA. . . 9HORAS EB1/JI ALGOZ, SILVES 9H AM ALGOZ, SILVES

    ResponderEliminar
  10. Tiago Luz Luz diz:
    Esse director devia era se demitir ficava logo o assunto resolvido!
    há 8 minutos ·
    1 pessoa
    Gostas disto.

    ResponderEliminar
  11. NO ALGOZ TEMOS UMA ASSOCIAÇÃO DE PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO COMO 4º ADJUNTO DO SR DIRETOR . . . VERGONHA!!!

    ResponderEliminar
  12. Uma Associação de pais deve exercer a sua actividade independentemente de qualquer ideologia política . . .

    ResponderEliminar
  13. Prevenir e solucionar, sempre que possível, quaisquer situações lesivas dos interesses físicos, morais ou outros, dos alunos.
    A ASSOCIAÇÃO DE PAIS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO ALGOZ QUE FEZ NOS CASOS "JOÃO MENDES " E "JOÃO MARTINS" ??????? E TODOS OS OUTROS QUE SE SEGUIRAM . . . ?????

    ResponderEliminar
  14. A Associação tem por finalidade coadjuvar os Pais e Encarregados de Educação na sua missão de educadores, apoiar a criação ou melhoramento de infra-estruturas necessárias ao bom funcionamento da Escola, colaborar com o Corpo Docente, Pessoal Administrativo e de Apoio da Escola por forma a proporcionar aos alunos um melhor desenvolvimento da sua personalidade e bem assim exercer as competências que por lei lhe sejam atribuídas.



    PARA OS MAIS DISTRAIDOS COM MIRAGENS DE D.QUIXOTE. . .

    ResponderEliminar
  15. má educação na escola:
    por Nelly Machado Cabrita a Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011 às 13:10

    independentemente dos varios acidentes/ incidentes diarios nas escolas EB 1 e JI algoz e a notoriedade dada a esta instituição parece que a má educação que a gere prova mais uma vez a falta de argumentos crediveis para os justificar....

    Ao ser colocada fora do recinto escolar pelo sr director sem qualquer hipotese de falar e ao ser informada que qualquer assunto deveria ser tratado na EB 2/3, só demonstrou mais uma vez uma gigantesca falha na forma como é visto pela escola a tal interligação pais/escola....além de descredibilizar por completo a função da coordenadora da escola....lamentavel! mas há coisas que por muita formação que se tenha nunca muda! COMO A EDUCAÇÃO QUE TRAZEMOS DE CASA! o respeito pelos outros! Antes de terminar só queria dizer que fui convidada a entrar pela sra coordenadora, não entrei por livre vontade nem estava minimamente nervosa. Pelo contrario! calma o suficiente para registar cada palavra dita!

    ResponderEliminar
  16. João Tomás ‎...e a sra presidente da Associação de pais/encarregados de educação não é mais do que um 4º adjunto do sr diretor, por se dar ao luxo de acompanhar UM ABAIXO ASSINADO QUE ESTÁ A SER IMPLEMENTADO NO INTERIOR DA ESCOLA COM O DINHEIRO DE TODOS NÓS. . . CUIDEM DAS CRIANÇAS COM RESPONSABILIDADE E DEIXEM-SE DE POLITICISES DE ALDEIA. . .

    FUI TESTEMUNHA DESSA DESCREDIBILIZAÇÃO DA SRA COORDENADORA PELO SR DIRETOR. . . ATÉ DEU DÓ!!!!. . .. . . CADA UM DEFENDE-SE COMO PODE: MAS SEM ARGUMENTOS VÁLIDOS.

    SO DEMONSTRARAM QUE É PREFIRIVEL OCULTAR DO QUE DEBATER E ASSUMIR OS PROBLEMAS . . .

    TUDO O QUE SEJA IRRESPONSABILIDADE E FALSIDADE POE IRRITADO ATÉ O SR PAPA. . .

    ESPERO QUE TENHAM REGISTADO A MINHA IRRITAÇÃO PORQUE AINDA VAMOS A MEIO DO VENDAVAL. . .

    ResponderEliminar
  17. O tempo que dedicam a preparar abaixos assinados será que está contabilizado no horário lectivo???!!!!


    Aceito que uns gostem de futebol outros gostem da politica, da leitura, da escrita, da crítica, etc. . .

    O que não aceito, é que não prescindam dos seus tempos livres como um "direito de todo e qualquer ser humano" (incluindo, obviamente os professores ainda que alguns se considerem tratados como escravos!), a liberdade de cada um está em decidir a forma como ocupa o seu tempo livre. E ponto final.

    Contudo, o horário de trabalho deve ser sagrado. Pena é que seja possivel quem descaradamente crie condições para exercer a actividade de realização de abaixos assinados dentro da própria escola ...

    Mas o meu tempo livre também é sagrado e como tal, critico o que não acho correcto/observo o que bem entendo nesse meu tempo, é um direito inalienável.

    ResponderEliminar
  18. Exmo sr Diretor agradeço que realize uma leitura atenta aos pontos abaixo discriminados:

    1. já na Reunião do Conselho de Representantes dos Encarregados de Educação do passado dia 17/11/2010, VExa afirmou que os pais/encarregados de educação se deveriam preocupar com os "mega agrupamento" , e com o Abaixo Assinado de V.Exa. do passado ...dia 22/02/2011, que se realizou inclusivé no espaço da escola, voltou a demonstrar preocupação com este assunto. . .

    2. na mesma mesma reunião mencionada no ponto anterior V.Exa informou nos que a CMS estava "falida" chegando ao ponto de pedir confirmação dessa afirmação ao elemento da Associação de pais presente na mesma . . .

    3. e ao jornal Correio da Manhã do passado dia 23/11/2010 V.Exa afirmou que: " há deficiencias" e garantiu que " a CAMARA MUNICIPAL DE SILVES tem feito intervenções, na medida daquilo que o contexto de crise permite". . .

    Não entendo eu e muitos pais/encarregados de educação a necessidade de preocupar-nos com um assunto que deve ser resolvido entre a sua direção e o Ministério da Educação e a Autarquia!!????

    Não se entende porque um director [do mega agrupamento] não consegue gerir unidades separadas, não se entende como um trabalho competente realizado com os alunos tem de exigir proximidade. . . será que V.Exa não se considera pessoa com competencia para gerir no ensino???!!!

    Ao Ministério da Educação e às Autarquias caberá defender o que consideram ser melhor para o ensino em portugal e no atual contexto de crise, porque a crise ainda não terminou desde que V.Exa referiu e muito bem a 17/11/2010, existindo "critérios economicistas" a crise deve ser bem gerida e igual para todos. . .só assim existirá verdadeira solidariedade nacional.

    Opinarmos contra estes mega-agrupamentos com base “na nossa quintinha” não nos vai levar a lado algum.

    Ainda ninguém me explicou o que vou perder do que tenho hoje eu e os pais/encarregados de educação do Algoz, com os mega agrupamentos.

    A escola está um caos!..Funciona com encomendas de trabalho para a estatística e não para os saberes.

    O país está pobre, aparvalhado, ignorante e delicia-se nas telenovelas, futebol. . . e muitos são aqueles que se encostam na politica para conseguir "favores".

    Tudo é feito neste país, para que a massa crítica tenha este formato, para que os senhores do puder, possam pôr e dispor, como se o país lhe pertencesse apenas a eles.

    Criando um povo ignorante e acrítico, pelo vazio de saberes e facilitismo que lhe servem todos os dias.

    As minhas questões são:

    a) Com os agrupamentos atuais há maior rigor na gestão e os alunos adquirem mais saberes que nos mega agrupamento?

    b) Muda alguma coisa no trabalho que o pessoal docente/não docente já tem, e passam ainda a trabalhar mais?

    c) A Associação de pais/Encarregados de Educação começará a representar as suas funções com maior isenção? sem a péssima mistura da politica com o ensino no espaço da escola?


    Tenho muitas dúvidas em tudo isto .
    Gostaria de ler mais opiniões . . .

    Quanto ao "Grau de satisfação de Encarregados de Educação e Alunos", V.Exa divulga resultados mas deveria tambem mencionar quando ocorreram: a reunião com a equipa local e a quem/quantos foram realizados os questionários (Pessoal Docente, Pessoal Não Docente, Alunos e Encarregados de Educação).

    Porque como é sabido por V.Exa, neste ano lectivo 2010/2011 foram tantos os problemas que sucederam na EB1/Ji do agrupamento de escolas do Algoz, desconhecendo eu se na EB2/3 tem existido o paraiso ou não!!!??? Com tantos problemas por resolver seria útil repensar o Contrato de Autonomia e Desenvolvimento e do Projecto Educativo do Agrupamento, com realismo e verdade porque assim exige a atual situação da nossa sociedade.

    Com os melhores cumprimentos,

    João Martins
    Encarregado de educação EB1/algoz

    ResponderEliminar